Estudo do Sono

A especialidade
O sono desempenha um papel essencial na nossa saúde e bem-estar. No entanto, muitos distúrbios do sono podem afetar significativamente a qualidade de vida, como a apneia obstrutiva do sono (SAOS) e a hipersonia. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para garantir um sono reparador e uma vida saudável.
Na GuimaClinic, realizamos estudos do sono completos e personalizados para identificar e tratar distúrbios do sono, promovendo noites de descanso e dias com mais energia e disposição.
COMO ESTÁ O SEU SONO?
-
Ressona?
-
Sente-se frequentemente cansado/a, fatigado/a ou sonolento/a durante o dia?
-
Já o/a viram parar de respirar durante o sono?
-
Tem hipertensão arterial?
-
Tem excesso de peso?
Se respondeu SIM a mais do que duas destas questões, tem elevada probabilidade de ter apneia do sono.
O que é a escala de sonolência Epworth?
A sonolência diurna pode ser um sinal de problemas graves de sono, como apneia obstrutiva (SAOS) ou hipersonia. A Escala de Sonolência de Epworth é uma ferramenta simples e eficaz para ajudar a identificar essas condições.
POLISSONOGRAFIA NOTURNA
(Estudo do sono em Ambulatório)
O objetivo deste exame é o diagnóstico de doenças que se manifestam durante o sono, sem necessidade de dormir fora da sua casa.
O que é uma polissonografia?
A polissonografia consiste na avaliação do sono através de uma precisa aquisição de dados provenientes de sensores previamente colocados na superfície corporal. Assim, durante o sono, é recolhida e registada a atividade eléctrica cerebral (Electroencefalograma), os movimentos oculares (Electrooculograma), a respiração (Fluxo oro-nasal e movimentos torácicos e abdominais), a atividade muscular (Electromiograma), a oxigenação do sangue (Oximetria), a atividade cardíaca (Electrocardiograma), o ressonar e a posição corporal.
Nesse dia deverá:
-
Tentar manter a sua atividade diária normal.
-
Barbear-se (só doentes que não usem barba habitualmente)
-
Lavar a cabeça e não usar amaciador, laca ou gel.
-
Não usar maquilhagem, unhas pintadas ou joias.
-
Não dormir sestas.
-
Fazer uma refeição ligeira ao jantar, sem álcool nem café.
-
Manter o uso de medicamentos, caso se justifique a sua suspensão deverá ser feita por indicação médica prévia.
-
Trazer roupa confortável para dormir, uma vez que o aparelho será colocado sobre essa roupa.
-
É aconselhável vir acompanhado/a por alguém que o/a possa transportar ao domicílio após a colocação do equipamento. Serão colocados fios na cabeça, face, peito, braços e pernas.
Onde me devo dirigir para a realização do exame?
Habitualmente, o doente é contactado telefonicamente para ser agendado o dia do exame, mediante a disponibilidade do doente.
O doente chega entre as 18.30 e as 19.00h à clinica.
Após a admissão, a técnica recolherá alguns dados sobre a situação clínica e inicia a colocação de vários eléctrodos e sensores no doente. Esta tarefa demora aproximadamente uma hora.
Após a colocação ser-lhe-á explicada a forma de retirar todos os sensores após a realização do exame, uma vez que o doente vai dormir na sua própria casa.
No dia seguinte o doente levanta-se à hora habitual e deverá trazer todo o equipamento ao mesmo local, para se proceder à análise do estudo.
Como se sabe o resultado do estudo?
A informação contida no aparelho do sono é descarregada para um computador e posteriormente procede-se à análise visual e classificação de todo o exame por períodos de 30 segundos.
A preclassificação do estudo é feita pela técnica designada e os exames são todos vistos pelo Dr. António Santos Costa (Pneumologista com competência em Medicina do Sono).
Após toda a classificação elabora-se um relatório clínico feito de acordo com as recomendações internacionais, onde constam os dados recolhidos e a conclusão do estudo.
Poderá recolher o exame, aproximadamente uma semana após a sua realização.